quarta-feira, 29 de julho de 2009

Lixo viajante

Você que é um turista frequente ou até mesmo um profissional que vive viajando por aí, você já pensou na quantidade de lixo que você produz fora de casa?


Quando viajamos para a praia, por exemplo, acaba sendo inevitável não comer algo na areia, ou tomar um refrigerante num quisque. E todo esses resíduos que o turista produz vão (ou deveriam ir) para as lixeiras. Mas e quando eles não vão? Num dia de sol na praia, quantos palitos de sorvete você acha que acabam indo parar na areia ao invés de ir para uma lixeira? Eu faço todos esses questionamentos para você refletir no seu lixo e começar a se policiar quanto a finalidade dele.




Mas a função desse blog é muito mais do que trazer a tona os problemas, é também mostrar e sugerir soluções para eles. Eu não sei quanto a você, mas eu me sinto incomodado quando vejo algo poluindo o ambiente natural. Como posso andar em um calçadão na praia e olhar aquele papel no chão e ignorá-lo? Lanço aqui o desafio:


Mostre que você tem consciência de comunidade e sabe ter uma vida social. Já que o seu amigo não tem inteligência suficiente para jogar um papel no lixo, deixe explícito que você (diferente dele) é capaz de ir além, e pegar o papel dele e jogar fora!


Certa vez ví uma cena em um parque de Piracicaba que me deixou feliz. Dois caras adultos andando no parque e jogaram um papel de sorvete na grama. Logo atrás vinha uma família com o casal e uma menina de uns 4 anos. A menina correu, pegou o papel e levou até o rapaz e disse: "Menino, você deixou cair no chão, coloca no lixo!". Esse simples ato de uma crinça em sua plena ingenuidade levou ao chão o rapaz que não bastando isso ainda levou zoação do próprio amigo. Não sei se ele ainda joga papel no chão, até porque não podemos obrigar uma pessoa a deixar de ser ignorante. Já a menina, soube mostrar a todos ao redor que o caráter começa a se formar desde cedo.




A história é a seguinte: o turista viaja para outros lugares querendo conhecer algo novo, e não conhecer o que o turista comeu ou bebeu antes dele. Se você não gosta de ver lixo na sua frente, com certeza a solução para isso não é mudar de direção.


Não deixe seu lixo para os outros. Se estiver em um meio natural, como trilhas, cachoeiras, praias, guarde seu lixo para depois colocá-lo no seu devido lugar. Se estiver em um meio urbano, tenha paciência que na próxima esquina você irá encontrar uma lixeira. E isso serve para tudo, até mesmo para esse inofensivo papelzinho de bala. Tudo o que você faz conta. Aproveite e influencie quem está em seu convívio para fazer o mesmo. Sempre que viajar leve sempre uma sacola para jogar fora seu lixo e recolha o lixo dos outros também.

0 comentários:

Postar um comentário