A reciclagem existe de duas formas: com a consciência de quem utiliza da matéria e não a descarta normalmente, separando para a coleta seletiva; e com o coletor desse material que necessita aumentar sua renda e recolhe das ruas e revende aos fábricas de reciclagem. Esses dois fatores são mais aguçados em países com renda mais baixa, principalmente pelo coletor do material reciclado.

Agora e nós? Você se enquadra em qual grupo: consumidor consciente ou coletor? E porque não ser os dois? Isso mesmo!!! Tenha a consciência de utilizar e separar antes de descartar, depois pegar esse material separado e praticar realmente a reciclagem. Vamos aprender agora como realizar a reciclagem de papéis em pequenas e médias proporções.
Antes disso, só para termos uma noção desse gasto, um trabalhador de um escritório imprime em média 1200 páginas por mês, sendo que 21% delas vão para o lixo no mesmo dia que foram impressas!!! Ou seja, mais de 1/5 foi impresso e descartado no mesmo dia, principalmente utilizado para leituras fora do computador ou reuniões. Cerca de 40% do lixo em lixões e aterros é papel. Cada tonelada de papel reciclado poupa, em média:
- 60 eucaliptos adultos (conforme o processo industrial usado);
- 2,5 barris de petróleo;
- 50% da água usada na fabricação normal (ou 30.000 litros);
- o volume de cerca de 3 metros cúbicos nos lixões e aterros.
Ahh!!! Agora sim a reciclagem começou a fazer diferença pra você!!! Pois então, vamos aproveitar essa luz verde brilhando e vamos aprender a reciclar os papéis que você iria descartar no lixo. O interessante de fazer isso em casa é observar todo o processo da reciclagem.
Os materiais que serão necessários:
Papéis usados para reciclar. Pode ser embrulhos, folhas, impressos, jornais, etc. dependendo o tipo de material vai resultar em um tipo diferente de papel reciclado,
Liquidificador,
Bacia funda,
Peneira plástica de fundo plano ou tela em moldura de madeira. Importante ela caber no fundo da bacia.
Jornais e panos velhos.
Vamos para a prática. Como fazer o processo:
1. Com a própria mão, pique bem os papéis e separe eles por tonalidades de cor ou tipo diferente. Isso irá determinar o resultado final, mudando a aparência do papel reciclado. Coloque tudo em vasilhas e deixe de molho pelo menos por 24h. Se preferir, pode deixar por mais dias.
2. Coloque em torno de 01 xícara no liquidificador com até ¾ de água. Nesse processo iremos fazer a massa que resultará no papel. A água do liquidificador pode ser a mesma em que os papeis estavam de molho. O tempo no liquidificador dará a textura do papel final. Se misturar pouco dará pedacinhos maiores deixando um resultado mais rústico, e misturando mais ficando mais homogenia. Mas não bata muito no liquidificador que deixará o papel quebradiço.
3. Encha a bacia até a metade de água e despeje a massa do liquidificador. Com a mão misture tudo para não deixar acumular a massa de papel no fundo. Agora mergulhe a peneira devagar pela lateral de forma a peneirar a mistura de baixo para cima. Você notará que ficará presa na peneira a parte grossa dessa mistura. Aos poucos você conseguirá dosar a quantidade da mistura na peneira dependendo da qualidade que quiser ter do papel. Escoa bem a água da peneira para tirá-la da bacia.
4. Pegue a peneira e coloque em cima de um jornal para secar a superfície. Vá trocando esse jornal até secar bem. Utilize outro jornal e um pano para ir secando a parte de cima também.
5. vire a peneira com o outro lado para cima e bata para ir soltando a folha. A folha nesse momento tem que estar seca ao toque que ela sairá da peneira. Se ela não sair é porque ainda está úmida, então retorne a secar com jornais e panos.
6. depois de ter retirado a folha da peneira, coloque ela entre folhas de jornal e deixe secar até o dia seguinte. Pronto!!! Temos uma nova folha reciclada!!!
Todo esse processo feito de forma artesanal parece um pouco trabalhoso no começo, mas conforme vão saindo as folhas recicladas você irá se aperfeiçoando com a técnica e fará disso uma grande diversão.

0 comentários:
Postar um comentário